Tartarectomia
A tartarectomia pode definir-se como o procedimento através do qual se retira o tártaro dental, a placa bacteriana e as manchas dos dentes. Este processo pode-se realizar supra ou subgengivalmente.
TÁRTARO
Os tártaros dentários são placas formadas por bactérias e restos de alimentos que se acumulam na superfície dos dentes, deixando-os amarelados e escurecidos com o tempo, os tártaros causam um processo inflamatório conhecido como doença periodontal, que provoca halitose, gengivite, retração gengival e que, se não tratados, provocarão além do amolecimento e perda dentária, sérias alterações em outros órgãos, principalmente nos rins, coração e fígado, diminuindo assim a expectativa de vida do animal.
Como prevenir o tártaro no animal?
A prevenção do problema consiste em fornecer sempre ração seca, ossos e biscoitos caninos, realizar a escovação dentária semanal ou ao menos uma vez por dia, com creme dental e escovas apropriadas para cães e gatos.
PLACA BACTERIANA
Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.
Nossos animais de estimação precisam de tanto cuidado com os dentes quanto nós. Não escovar os dentes de seu animal, pode causar mais do que o famoso bafo-de-onça, ela ajuda na proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas, o acúmulo de tártaro (uma crosta amarelo-amarronzada), a falta de limpeza nos dentes do seu animal podem provocar doenças em outros órgãos do corpo dos nossos pets, como infecções no coração, doenças no fígado, útero e nos rins.
Tal como nós, nossos pets podem desenvolver doenças na boca, pela falta de limpeza de tártaro e pela falta de tratamento em um veterinário. Algumas destas doenças são:
Gengivite: inflamação das gengivas que pode se transformar em periodontite. Os sintomas da gengivite são sangramentos e