Tarefa 7
Paris que não se ver em agências de turismo.
Tudo começa com o Rio Sena, passeando pelo rio, dá para ver museus, republicas, é com uma avenida, a diferença é que está sobre água. Tudo se constrói a partir deste rio, a torre Eiffel, castelos, bibliotecas.
O Sena não funciona como meio de transporte ativo. 5 colinas, algumas com mais de 100 metros. A colina do Telegrafo, a mais alta de Paris. – Bairros mais pobres com muita heterogeneidade. Esses bairros são arborizados. As avenidas, as árvores são organizadas. Paris foi muita vezes reconstruída, pequena cidade, 10x10 quilômetros, muito concentrada densa, foi extremamente desenhada. Sempre escolha na hora de passear, deslocar. Cultura de preservar a natureza.
Entorno de Paris – Demolição das fortificação dos anos 20, e construção de conjuntos habitacionais. Crítica à verticalização.
- Organização em torno do Rio Sena
- Hasmamm
- Respeitar o rio (ruas perpendiculares)
- O espaço público é bem cuidado (tanto nos bairros ricos, quanto nos pobres)
- Passou por várias mudanças (reconstruída várias vezes mas sua essência foi preservada)
- Anos 20 – Demolição de fortes e construção de habitação social ‘’ habitação barata’’ – entorno da cidade
- Modelo Culturalista
Tarefa 8 – Modelos de Desenvolvimento Urbano – Dubai
O som é extremamente importante.
Bahrein – Arquipélago de 36 ilhas – Muharraq capital de Bahrein no século 19. Janelas protegidas por grade – para evitar ver o interior da casa (Casa do governador). Um pátio com o polo – elemento importante na cultura deles. Torre de ventilação. Brisa leve e agradável, tornando a sala fresca no verão.
Nos países do Golfo, hipermodernidade. Grandes prédio, climatizados internamente, avenida impedindo para atravessar até o mar.
Teatro nacional – projeto.
Desigualdade – bairros tradicionais, com bairros próximos ao mar.
Doha, capital de Qatar – cidade em desenvolvimento, vão receber torres em torno da baía,