Engenharia Civil
Desde o inicio da existência humana, conhecimentos e habilidades de engenharia têm sido necessários para evolução do padrão de vida. A partir do momento em que tribos deixam de ser nômades, surgiram assentamentos que necessitavam de estrutura necessária para abrigo e proteção, que ao longo do tempo cresceram em complexidade.
No início da história, os humanos passaram a construir seus próprios abrigos utilizando elementos naturais ao seu redor. Posteriormente, as estruturas cada vez mais começaram a ficar mais complexas, reflexo do desenvolvimento das técnicas.
Passou-se então, a usar conhecimentos científicos nesta área, de forma que as dimensões, a resistência e outros atributos de uma determinada obra podiam ser estimados. Com todo esse crescimento, novos materiais passaram a ser utilizados, sobretudo ferro e cimento, que possibilitara o surgimento das grandes estruturas que hoje compõem o cenário do mundo moderno.
RESUMO
A Engenharia Civil é o ramo da Engenharia que engloba concepção, o projeto, construção e a manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do ambiente natural.
O Engenheiro Civil interage com a interface dos projetos e seu ambiente de implantação. Em geral é capaz de aplicar os princípios básicos de construção, estruturais, geométricos, hidráulicos e de transporte para a construção de edifícios residenciais industriais ou de outras obras. A formação de um Engenheiro Civil é fortemente ligado as ciências exatas.
A engenharia pode ser classificada nos seguintes períodos:
Antiguidade
Período Medieval
Era Moderna
Suas áreas específicas de atuação são:
Construção
Transporte
Estruturas
Recursos Hídricos
Ambiental
Mapeamento