TAREFA 3
Problema: Alvenaria em concreto ou convencional?
Objetivo Geral: Verificação da viabilidade de confecção de paredes de concreto através de formas metálicas.
Objetivos Específicos: Comparação entre a alvenaria de concreto produzida a partir de formas metálicas com a alvenaria convencional.
Justificativa: O método utilizado para edificação de alvenaria convencional tem uso excessivo de mão de obra não uniforme causando variações na qualidade dos serviços, além de desperdício de materiais, diferentemente da metodologia da alvenaria de concreto através de forma metálica que utiliza pouca mão de obra e com qualidade superior e pouco retrabalho.
Revisão de literatura: Segundo Cruz, Jalali e Magalhães (2003), que realizaram testes com concretos leves, a composição das misturas estudadas para o betão de agregados leves - BAL (concretos leves) e para o betão de densidade normal - BDN (concretos de densidade normal) Cortelassi e Toralles-Carbonari (2006) usam o seguinte traço da matriz para a confecção de 1 m³ de concreto leve: 489,9 Kg de cimento, 48,9 Kg de sílica ativa, 9,7 litros de plastificante, 925,7 Kg de Areia grossa, 925,7 Kg de pó-de-brita e 201,8 litros de água. Neste trabalho, os autores se basearam no gráfico realizado experimentalmente por Cortelassi (2005) apud Cortelassi, Toralles-Carbonari (2006) para determinar a porcentagem de espuma adicionada em sua amostra de concreto para cada traço de concreto celular foram confeccionados três CPs em moldes (cilíndricos e metálicos, representados pela figura 8) com dimensões de 10 x 20 cm, conforme a NBR 5738 (ABNT, 2003). Após 24h foram desformados e permaneceram submersos em água até a hora do experimento. Para cada teste de resistência à compressão, forma usados dois CPs, já o terceiro foi utilizado para a análise de outras propriedades físicas, tais como: massa específica seca, índice de vazios e absorção de água.
Metodologia: No Brasil o