TAREFA 3 - ÉTICA
PONTUAÇÃO: 10,00
As redes sociais tornaram-se um dos meios mais eficientes para que um indivíduo ou grupos formados a partir de interesses comuns possam confrontar empresas por ações negativas, descumprimento de contratos e práticas desleais com os consumidores.
Vocês poderiam relacionar casos em que a partir das redes sociais uma ou mais empresas tiveram que se retratar diante de seus públicos de interesses a partir de alguma mobilização?
CASO 1:
FOLHA DE SÃO PAULO – BLOG Senhores Passageiros 28/03/14:
Avianca demite piloto que xingou nordestinos
A Avianca demitiu o piloto da empresa que, anteontem, após ser mal-atendido em um restaurante de João Pessoa (Paraíba), havia chamado o povo nordestino de “porco”.
A empresa havia sido cobrada nas redes sociais por internautas para tomar providências em relação ao caso. Possivelmente em razão de a postagem ter atingido a imagem da Avianca, veio a demissão.
No final da noite de quinta, depois da repercussão do caso nas redes sociais, o piloto usou o Facebook para pedir desculpas. Ele afirmou que conheceu lugares incríveis no Nordeste e que não é preconceituoso. Disse ter reagido assim após ter sido mal-atendido e de modo desrepeitoso. Por fim, afirma que reagiu de maneira equivocada ao expor a insatisfação em uma rede social.
CASO 2:
Blog PR NewswireBrasil – 22/04/2014:
Outro incidente foi o da marca de chocolates Cacau Show. A marca publicou em sua Fan Page do Facebook um post em tom de brincadeira que não foi muito aceito pelo público. A marca de chocolates dizia ter descoberto um novo recurso do Facebook que permitia sentir o irresistível sabor de seu chocolate. A imagem acompanhada da frase “Lamba aqui” não foi aceita por alguns usuários. Marcas concorrentes também aproveitaram a oportunidade com o deslize da marca
A Cacau Show também teve que se retratar e justificar a brincadeira. Em comunicado, a empresa disse: “Entre os pilares