TAREFA 2 EDUARDO VIEIRA
Queixa principal: Gordura Localizada em Abdome
Características gerais do sujeito
Paciente com 33 anos, sexo feminino, 1,64m de altura e 63,1kg chega à clínica com insatisfação no acúmulo de gordura na região do abdome e flancos. Após avaliação verifica-se, dobra cutânea de abdômen 40mm, perimétrica de cintura 76cm, IMC 23,5 kg/m², percentagem de gordura corporal, 33,8%.
Objetivos Tratamento:
Diminuir perímetro abdominal e porcentagem de gordura corporal.
Objetivo Aprendizagem:
1. Quais os parâmetros e técnicas utilizadas para atingir o objetivo da paciente utilizando o ultrassom cavitacionário ou ultra cavitação, discuta os parâmetros e as diferenças entre as duas tecnologias.
2. Como ocorre os efeitos biológicos no uso dessas tecnologias.
A ultracavitação é uma técnica que produz a formação de microbolhas de gás que serão submetidas a consideradas pressões positivas e negativas, com isso essas microbolhas estarão próximas da membrana dos adipócitos que responderão á mesma frequência do ultrassom. A ultracavitação começa a vibrar às células dos adipócitos, desta maneira as microbolhas acabam se rompendo e como estão parcialmente juntas dos adipócitos, fragmentam-se suas membranas e promovendo o derramamento de gordura, preservando demais estruturas teciduais como vasos, nervos e especialmente sistema linfático que é essencial para coletar triglicerídeos e diglicerideos para serrem eliminados.
A indicação da ultracavitação está limitada para pacientes com gordura localizada e alguns casos de celulite (FEG), não sendo um tratamento para obesidade mórbida. Sempre conjugado com um tratamento com atividade física, ingestão de água em abundancia e dieta hipocalórica. Pode realizar o procedimento no máximo duas vezes na semana.
O tecido adiposo representa cerca de 15-20% do peso corporal do homem e 20-25% em mulheres, sua função principal é armazenar os triglicerídeos para fornecer energia, proporcionar um isolamento térmico para o corpo. A