tarefa 1
Neste primeiro capítulo foram abordados os conceitos, princípios, filosofias, partes e tipos de planejamento e também sobre os aspectos básicos da Teoria de Sistemas que devemos levar em conta para uma correta implantação do planejamento nas organizações.
Na conceituação o autor abrange as dimensões para conceituar o planejamento, que seriam as funções desempenhadas, os elementos, o tempo, unidades organizacionais e as características.
Quanto aos princípios o autor destacou os da contribuição aos objetivos, da precedência do planejamento, das maiores influência e abrangência e das maiores eficiência, eficácia e efetividade.
Existem três tipos de filosofias, a da satisfação, da otimização e da adaptação, onde na maioria dos planejamentos existe uma mistura de ambas, embora uma delas possa predominar.
O planejamento é um processo contínuo dividido em cinco partes que seriam o planejamento dos fins, dos meios, organizacional, dos recursos e da implantação e do controle.
Com relação aos tipos de planejamento se dividem em estratégico sob responsabilidade da direção da empresa, tático que fica com as gerencias e o operacional que é de responsabilidade dos colaboradores.
A administração é como uma tecnologia, pois sempre está em evolução e as organizações devem estar sempre se atualizando para melhorar os processos.
Fonte: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e praticas. São Paulo: Atlas, 1998. - CONCEITOS DE PLANEJAMENTO E DE SISTEMA
2. Debater os níveis e os tipos de planejamento e sua aplicação nas empresas.
Existem três tipos de planejamento, o estratégico, o tático e o operacional.
O estratégico está sob responsabilidade dos cargos mais altos dentro da organização e permite que os mesmos estabeleçam os rumos visando a otimização entre a empresa e o seu ambiente. Neste nível os responsáveis devem respeitar para que o processo tenha coerência e sustentação.
O tático já é mais focado para as gerências de