Doença de Chagas
Grupo:
A doença foi descoberta por Carlos
Chagas quando ele percebeu nos insetos numerosos tripanossomos desconhecidos, que mais tarde viriam a ser chamados de Trypanossoma cruzi.
Tripanossomos
O causador
O protozoário vive no homem e nos animais. instala-se no sangue e nos músculos, especialmente os cardíacos e digestivos: no inseto transmissor, vive no tubo digestivo.
“Barbeiro”
O "barbeiro“, (nome popular) é um inseto do gênero Triatoma que se alimenta exclusivamente de vertebrados, sendo portanto hematófagos.
A transmissão ocorre na maioria das vezes com a picada do barbeiro, que é um inseto com cerca de 2 cm de comprimento. Ataca durante a noite e ao picar o homem, defeca ao mesmo tempo e é através das fezes que transmite a doença, pois é nas fezes que se encontra o Trypanossoma.
O barbeiro adquire o protozoário quando pica animais como cães, gatos ou mesmo pessoas contaminadas, pois estes podem ter o protozoário em seu sangue.
Os sinais iniciais da doença surgem aproximadamente 4 a 6 dias após o contato do protozoário com a pele.
Os sintomas variam de acordo com a fase da doença.
SINTOMAS: Febre, mal estar, falta de apetite, edemas localizados na pálpebra (sinal de Romanã) ou em outras partes do corpo (chagoma de inoculação), infartamento de gânglios, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos.
Na fase crônica, a doença pode muitas vezes não se manifestar, embora o T.cruzi ainda esteja lá.
Em outros casos, a doença prossegue ativamente, passada a fase inicial, ela pode comprometer muitos setores do organismo, principalmente o coração e o aparelho digestivo.
Inseto barbeiro passa por uma metamorfose incompleta (ovo, ninfa e adulto)
Ovo:
Ovo A fêmea copula uma só vez e transcorridos cerca de
20 a 30 dias começa a postura. Cada fêmea ovipõe cerca de 200 ovos. A eclosão dos ovos, varia conforme a temperatura ambiente e a espécie, ocorrendo em média um período de