Tarefa 1
Antigamente, as pessoas se baseavam na religião de seus familiares, na tradição, para escolher sua religião. Era difícil haver diálogo entre religiões diferentes e o mundo era muito mais intolerante nesse aspecto. Para muitos, uma religião diferente poderia determinar que uma pessoa era má influencia ou não era boa o suficiente.
Com o tempo, esse hábito mudou. Podemos perceber a quantidade de pessoas que tem seguido suas próprias ideias para determinar sua religião. Elas tem se libertado do vínculo familiar e se baseado no que acreditam, em sua formação e experiência de vida. Muitas vezes, podemos ver até pessoas que não tem uma religião fixa, mas acreditam em algumas ideias de cada. Formando assim sua “própria religião”.
É muito interessante perceber essa mudança na sociedade, ela mostra o quanto a humanidade está crescendo nesse aspecto. Estamos aprendendo a tolerar o diferente, a aceitar ideias contrárias e compreende-las, mesmo sem concordar. Essa tolerância traz uma riqueza enorme no campo da sabedoria humana. Com a aceitação de novas ideias, podemos retirar sabedoria, tirando nossas próprias conclusões e incrementando nosso pensamento.
Além disso, hoje em dia também podemos perceber que as próprias Igrejas estão se esforçando para aumentar essa tolerância, com os diálogos entre as religiões. Esses diálogos só tem a acrescentar na sociedade atual. Além de trazer às religiões a sabedoria que mencionei anteriormente, ele prega a tolerância e a capacidade de aceitar as diferenças.