Tarefa 1
PERCEPÇÃO DE ESPORTE NO BRASIL
INTRODUÇÃO A partir da análise da realidade social do esporte, como um campo nos quais as relações e ações sociais são de importância central; por outro lado, os problemas diários do professor de educação física obrigam a considerar com mais profundidade as relações sociais oferecidas ou influenciadas pela mesma e, dependendo do caso, a procurar modificá-las. É fundamental organizar a escola como um espaço vivo, onde a cidadania possa ser exercida a cada momento e, desse modo, seja aprendida, fazendo com que os educando se apropriem do espaço e reforcem os laços de identificação com a mesma, ampliando as possibilidades de um melhor desempenho escolar.
DESENVOLVIMENTO
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações. Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade. No entanto, o esporte não tem sido investido de forma significativa no ambiente escolar, pois a falta de infraestrutura, materiais didáticos e outros, tem sido um dos grandes empecilhos vivenciado pelos professores no seu dia-a-dia, impossibilitando um ensino de qualidade.
Dessa forma, a educação física serviria de suporte na solução de problemas disciplinares e na organização escolar (SANTOS, 1993).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física são a falta de espaço físico adequado às práticas esportivas e carência de material didático, fazendo com que eles tenham que criar situações para que os alunos construam