Tarbalho academicos
Raça e seus efeitos sobre desigualdade e discriminação racial no Brasil Raça e etnicidade
As questões racial e étnica se mostram como um dos exemplos mais claros de como o raciocínio de senso comum torna um fenômeno de construção social algo visto como natural. Daí, tais questões poderem indicar também de forma bastante adequada o objetivo maior da sociologia da desnaturalização.
Raça e seus efeitos sobre desigualdade e discriminação racial no Brasil Raça e etnicidade
Do ponto de vista sociológico não existem raças, o que, de resto, a biologia também já demonstra.
Para muitas pessoas as raças existem a partir das diferenças que as pessoas identificam nas outras, e em si mesmas, na cor da pele, dos olhos, nas características dos cabelos, enfim, a partir de características meramente fisiológicas.
Raça e seus efeitos sobre desigualdade e discriminação racial no Brasil Raça e etnicidade
No entanto, conforme mencionado, para a ciência não existem raças.·.
Discriminação racial no Brasil
No Brasil, costuma-se acreditar em um convívio racial harmonioso, acredita-se,
Inclusive, que em nosso País não existe distinção de raças devido à mestiçagem. Mas não é bem assim, no dia a dia podemos notar, sem consulta a qualquer pesquisa ou dado estatístico, que a maioria dos pobres é negra, o que mais abaixo provaremos que não se trata de mera coincidência. Percebe-se que, em nosso País, o mais difícil é admitir-se preconceituoso, mas atitudes inconscientes nos revelam um racismo latente, manifestado em pequenos gestos como se perguntar “como uma menina tão branquinha namora esse negão”, ou usar termos tais como.
“crioulo”, “macaco” quando se fala dos negros, e vários outros exemplos presenciado na nossa sociedade No Brasil, foi amplamente difundida a ideia da “democracia racial”, ou seja, amestiçagem, o pensamento de que no Brasil não existem raças, de que somos um povo miscigenado; essa ideia se mostra como um mito a partir