TANQUE DE HUBBARD
Hubbard, Leroy Watkins (1857-1938), cirurgião ortopedista americano. Hubbard dedicou a maior parte de sua carreira ao estudo da paralisia infantil. Uma de suas pacientes foi de Franklin D. Roosevelt, que sofreu com a doença. Roosevelt incentivou-o a fundar e desenvolver o Warm Springs Foundation, na Geórgia, onde Hubbard serviu como cirurgião-chefe.
Em 1928, o médico Walter Blount descreveu o uso de um tanque com turbilhão ativado por motor que ficou conhecido como "tanque de Hubbard". Tal invenção foi criada para a execução de exercícios pelos pacientes na água e, por sua vez, trouxe para a Europa grande desenvolvimento de técnicas de tratamentos aquáticos, como o método dos anéis de Bad Ragaz e o método Halliwick.
O tanque (ou banheira) de Hubbard é utilizado principalmente para a administração de terapia para o alívio da dor e de espasmos musculares. Algumas vezes é também útil no tratamento de certas patologias ortopédicas. O tanque de Hubbard tem o formato de um violão, o que facilita o acesso do terapeuta os diferentes segmentos corpóreos do doente visando auxilia-lo na realização dos movimentos subaquáticos. sua dimensões são de aproximadamente 150cm de largura 260cm de comprimento e 60cm de altura.
A temperatura da água não deve ser superior a 38 graus Celsius, devendo oscilar entre 32 e 37 graus de acordo com a tolerância do doente. Podemos ter dois a quatro jatos de água dirigidos as regiões afetadas, especialmente as áreas com queixas álgicas.
Modelos de tanques de Hubbart
INDICAÇÕES
Sua melhor indicação esta nas patologias que acometem múltiplos segmentos corpóreos, como osteoartrose generalizada e a artrite reumatoide, fibromialgia, ou segmento de difícil acesso ao tanque de turbilhão, como na osteotrose do quadril.
A grande vantagem do tanque de Hubbard é que o doente pode executar a terapia de forma mais fácil pela redução de parte de força da gravidade segundo os princípios de Arquimedes: o