tanatologia
O presente trabalho tem como objetivo apresentar breve conceito sobre Tanatologia e os aspectos jurídicos-sociais, buscando entender que Tanatologia é o ramo da medicina legal que se ocupa do estudo da morte, dos fenômenos com ela relacionados e dos problemas médico-legais com ela envolvidos, ou seja procura determinar, na prática, os sinais indiscutíveis de morte e suas consequências jurídicas.
TANATOLOGIA
É ciência que procura estabelecer a causa da morte, o mecanismo da morte, a causa da morte e o diagnóstico diferencial médico-legal (acidente, suicídio, homicídio ou morte por causa natural). Desse modo conceitua a morte seus tipos e fenômeno.
A Tanatologia Forense é uma parte das ciências forenses que partindo do exame do local, da informação acerca das circunstâncias da morte, e atendendo aos dados do exame necroscópico, procura estabelecer
- a identificação do cadáver
- o mecanismo da morte
- a causa da morte
- o diagnóstico diferencial médico-legal
TANATOLOGIA MÉDICO LEGAL
A medicina legal forense é definida como uma especialidade médica e jurídica que faz uso de conhecimentos científicos da medicina visando esclarecer fatos de relevância para a justiça.
Nos casos de morte de natureza violenta, ou sempre que haja uma morte de causa indeterminada e pelas circunstâncias em que ocorre possa levantar suspeita de ter havido a atuação de um agente externo que tenha provocado à morte, é obrigatória a necropsia. Uma vez firmado pelo médico o diagnóstico de morte real por meio dos sinais de morte presentes, pode-se dar início ao procedimento.
O CONCEITO DE MORTE
A morte não é simplesmente a cessação das funções vitais, mas sim uma gama de processos que se desencadeiam ]durante um período de tempo, comprometendo diferentes órgãos. Atualmente é usado dois conceitos de morte: a morte cerebral, indicada pela cessação da atividade elétrica do cérebro e a morte circulatória, indicada por parada