Talk Show
Normalmente os convidados são pessoas que têm experiência em relação ao assunto que está sendo tratado no programa. Outras vezes um único convidado responde às perguntas do apresentador e/ou da plateia.
Muitos apresentadores só se tornaram famosos por causa dos seus programas, mas também há o processo inverso, quando uma personalidade famosa decide ter seu próprio programa.
Habitualmente, um talk show é uma espécie de rubrica de informação, uma forma de "conversação conversada" em oposição à "conversação textual". Existe um público, na maioria das vezes, que observa tudo e tem direito de manifestação. São usadas técnicas de descontração e informalidade.
Um jornalista realiza entrevistas coletivas e públicas em torno de um tema ou convidado. Caracteriza o talk show o sistema de perguntas e respostas, com uma mediação. Neste modelo, tanto a imprensa quanto o público podem perguntar. Opõe-se a palestra, seminário, debate, congresso e outros. Exemplos de talk shows brasileiros são The Noite, Programa do Jô, Agora é Tarde, Sem Direção, A Máquina e Amaury Jr. Show.
Esse formato de programas teve origem nos Estados Unidos, que tem muitos programas do gênero em sua grade televisiva, como The Phil Donahue Show, The Jerry Springer Show, The Oprah Winfrey Show e The Tonight Show with Jay Leno.
TALK-SHOWS SE RENOVAM
E ATRAEM JOVENS AQUI E NOS EUA
SÃO PAULO E NOVA YORK - Enquanto nos Estados Unidos as aposentadorias dos medalhões David Letterman e Jay Leno - e o consequente surgimento de fenômenos como Jimmy Fallon - deram uma bela chacoalhada no já aquecido cenário dos talk-shows, por aqui a chegada de nomes como Danilo Gentili e Rafinha Bastos a esse tipo de programa trouxe mais variedade e concorrência para as noites, até então dominadas unicamente por Jô Soares.
“O bate-papo é a