trab escrito
BRUNO CARVALHO PAPA
CARLOS HENRIQUE MENDES D.
JÉSSICA CARLINDA P. RAMOS
LÍVIA DE SOUZA OLIVEIRA
NICOLLE CHRISTIE ROCHA ASSIS
RAFAELLA ROSA BITTENCOURT
MÍDIA TELEVISIVA
“Talk Shows”
BELO HORIZONTE
MAIO/2013
1 - INTRODUÇÃO
A mais de 80 anos de existência a TV passou por diversas transformações, não apenas tecnológicas como também em seu conteúdo programático. Inicialmente no Brasil, era um eletro doméstico das elites sociais tendo sua programação direcionada ás minorias, com a estabilização econômica brasileira a distribuição do aparelho de televisão cresceu 70%.Esse aumento resultou na inserção de um público proveniente das classes D e E provocando mudanças nas grades de programação das emissoras.
Seja para qualquer classe social a televisão é um meio poderoso de condução da informação. Tem a capacidade de formar opiniões, transformando significavelmente e a sociedade promovendo uma espécie de entretenimento democrático.
Partindo dessa ideia de entretenimento democrático, este trabalho tem por objetivo analisar a influência da mídia tendo como objeto de análise os talk shows,demonstrando este processo tanto pelo lado do emissor (o programa de TV), quanto pelo lado do receptor (telespectador).
2 - MÍDIA TELEVISIVA x INFLUÊNCIA DOS CONTEÚDOS EXIBIDOS
A influência da mídia dos meios de comunicação de massa, é um questionamento estudado e discutido desde os primórdios de sua invenção.Questões como violência e consumismo são relacionadas constantemente com os conteúdos programáticos expostos ao público.
A mídia televisiva é a que ganha mais atenção nessa situação, obtendo (ainda que não oficialmente), o título de maior responsável peça alienação social.Usa-se como reforço dessa afirmativa alguns exemplos de programas como “Mais você”, a “Novela das Nove”e “Domingão do Faustão”, que estão intrinsecamente situadas na rotina da maioria da população brasileira.
Entretanto essa influência ocorre