Analise organizacional TIG 2 002
A análise organizacional é o processo utilizado para caracterizar e interpretar um sistema de uma empresa visando todas as suas características. A análise nas organizações tem um processo dinâmico e permanente de trabalho, tem como objetivo efetuar diagnósticos nas causas de uma organização e estudar soluções para problemas administrativos, implantando uma estratégia de mudança. (VICENZI, 2012)
Segundo Drucker (1997, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido ao porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”. Esses são os questionamentos básicos para a elaboração e implantação dessa pesquisa.
Acredita-se que só é necessário objetivo e estratégias em empresas de grande porte, mas ao contrário do que se pensa planejar e estabelecer metas organizacionais não só é necessário em grandes empresas, se faz também para toda e qualquer organização, seja ela de pequeno, médio, ou grande porte, pois, dificilmente uma organização permanecerá competitiva no mercado se não houver planejamento.
Conforme Kotler (2000, p. 67) “o segredo das empresas bem-sucedidas no mercado se deve ao fato de praticarem frequentemente a arte do planejamento estratégico”. As empresas e organizações nos dias de hoje estão inseridas em um meio onde o mercado e muito competitivo e a economia do país não está ajudando, por isso e necessário uma análise organizacional para evitar futuros problemas. Este tipo de análise é importante para a organização, pois através dela podemos ter uma visão ampla da empresa, nas partes de estrutura, infraestrutura, clientes, mercado, vendas, finanças, planejamentos, estratégias, dentre outras.
Devido à aproximação da teoria com a pratica que a análise organizacional traz em uma ampla visão o aluno começará a entender o funcionamento do mercado de trabalho em que irá atuar. Enfatizando assim o caráter transdisciplinar do estudo da administração