tales de mileto e pitagoras
*Pitágoras de ilha de Samos (atual Grécia) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos pelos anos de 571 a.C. e morreu provavelmente em 497 a.C. ou 496 a.C. em Metaponto.
*Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colónia grega na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental.
*Tinha como principais enfoques a : harmonia matemática, doutrina dos números , dualismo cósmico essencial. Aliás, Pitágoras foi criador da palavra “filósofo”.
A Biografia de Tales de Mileto
Tales é apontado com um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerado, também, o primeiro filósofo da "physis"(natureza), porque outros, depois dele, seguiram seu caminho buscando o princípio natural das coisas.
Tales considerava a água como sendo a origem de todas as coisas. E seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
Entre os principais discípulos de Tales de Mileto, merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação
A Obra de Pitágoras
No domínio da Matemática, os estudos mais importantes atribuídos a Pitágoras são :
*A descoberta dos números irracionais
*O Teorema de Pitágoras
Apesar de atualmente sabermos que, cerca de mil anos antes, já eram conhecidos casos particulares deste teorema na Babilónia no Egito e na Índia, Pitágoras foi o primeiro a enunciar e a demonstrar o teorema para todos os triângulos retângulo.
São também atribuídos a Pitágoras(e aos pitagóricos) outros trabalhos matemáticos , que incluem:
*A descoberta da tabuada:
*O estudo de propriedades dos números (impares regulares e dos números triangulares):
*A construção