Tales De Mileto NOVO
Curso Técnico de Nutrição e Dietética
Tales de Mileto
Vitória da Conquista – BA
Julho de 2015
Ilana Teixeira
Leilane Santos
Maria Luiza Marques
Nathalia Souza
Raiana Daniele Silva
Sara Emilly
Thamyres Bella
Tales de Mileto
Trabalho elaborado pelas alunas Ilana, Leilane, Maria luiza, Nathalia, Raiana, Sara e Thamyres para ser apresentada a Professora Tarlly da disciplina de Filosofia para avaliação parcial da II unidade
Vitória da Conquista – BA
Julho de 2015
TALES DE MILETO
Tales é em geral considerado o primeiro filósofo do Ocidente e o pai da ciência. Ele e os pensadores milésios que o seguiram foram os primeiros a procurar explicações naturalistas para os fenômenos, em vez de apelar para os mitos e ações de deuses antropomórficos. Foi um político empenhado na luta contra os persas, além de astrônomo e um observador do céu tão atento a ponto de distrair-se e cair num buraco de rua. Ele foi capaz de prever um eclipse do Sol ocorrido em 585 a.C. Inaugurou a linhagem filosófica dos pré-socráticos (filósofos que vieram antes de Sócrates).
VIDA
Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia menor, atual Turquia, por volta de 623 a.C. ou 624 a.C. e faleceu aproximadamente por volta de 546 a.C. ou 548 a.C. – segundo o historiador grego Diógenes Laércio, morreu com 78 anos durante a 58º olimpíada.
Tales é apontado com um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerado, também, o primeiro filósofo da “physis” (natureza), porque outros, depois dele, seguiram seu caminho buscando o princípio natural das coisas.
FILOSOFIA
Tales considerava a água como sendo a origem de todas as coisas. E seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio