Talcott parsons
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Disciplina: Sociologia Aplicada à Psicologia
Professor: Mauro Koury
Período: 2011.2
SUYLA JANAINA LIMA DAS NEVES
MEU TIPO INESQUECÍVEL OU COMO SER COMO SER SURDO, MUDO, PARALÍTICO, HEMIPLÉGICO, CEGO E, CONTUDO, FELIZ!
João Pessoa, 16 de Setembro de 2011.
INTRODUÇÃO
Constitui-se aqui uma tentativa de análise sociológica do conto “Meu tipo inesquecível” OU COMO SER SURDO, MUDO, PARALÍTICO, HEMIPLÉGICO, CEGO E, CONTUDO, FELIZ! De João Bittencourt sob a perspectiva de Talcott Parsons. O conto que tem como personagem principal Mariana relata a história da mesma desde que nascera com todas as suas deficiências até quando ficou em órbita que foi onde ela permaneceu até o fim do conto. Sob a visão de um sistema social que se pode definir como uma interação pessoal que varia de acordo com as relações e valores assumidos por cada ser humano veremos que de acordo com sua visão, suas metas e expectativas, cada indivíduo social é capaz de criar na sociedade uma aceitação de sua personalidade, aprender-se-á a portar-se diante da sociedade sem reprimir seu ego.
Tomando como exemplo Mariana, veremos que uma pessoa consegue interagir socialmente de uma forma esplendorosa, construindo novas definições sociais, derrubando os preconceitos e superando os desafios.
Segundo Talcott Parsons “Por sistema social, entendo o sistema constituído pela interação direta ou indireta de sêres humanos entre si.” (Parsons, Talcott, In: CARDOSO, FH e IANNI, O. Homem e Sociedade. 5ª Ed. São Paulo: Nacional, 1970. Pág.49). No conto é mostrada essa interação social direta e indireta de Mariana com outros seres humanos que compartilham do mesmo ambiente que ela. Essa interação se dá quando nos mostra que apesar das deficiências físicas ela levava a vida do mesmo modo das tantas outras pessoas que a sociedade considera como sendo normais levam.
Ao contrário do que muitas