taenia
Tamização
Consiste em colocar a amostra fecal em uma peneira metálica e levá-la em uma pia utilizando um jato de água corrente. Este processo é utilizado para encontrar proglotes de T. solium e T. saginata. Ocasionalmente podem ser encontrados vermes adultos de A. lumbricoides, E. vermicularis e de ancilostomídeos. Identificação de proglotes de Taenia sp.
São utilizados dois métodos; O do ácido acético glacial e o da tinta da
China.
Em uma placa de Petri contendo ácido acético glacial, colocar as proglotes a serem identificadas deixando-as por 15 a 20 minutos. Após este tempo comprimi-las entre duas lâminas. Examinar em microscópio de luz.O ácido acético clarifica as proglotes permitindo a visualização das ramificações uterinas.
A injeção da tinta da China (tinta nanquim) nas proglotes grávidas cora as ramificações uterinas das tênias. A T. solium possui poucas ramificações (7 a 12) dendríticas, enquanto que T. saginata possui em média 18 (15 a 20) ramificações do tipo dicotômico
Coloração com tinta da China
Procedimento
1. Colocar a proglote de tênia em água gelada, durante várias horas para que haja afrouxamento da proglote.
2. Secar a proglote com pano seco e colocá-la em uma lâmina de vidro.
Com auxílio de uma pinça injetar com a seringa (agulha hipodérmica) a tinta nanquim, no poro genital.
3. Lavar, rapidamente, em água corrente e secar bem a proglote
(molhada é escorregadia). Colocar a proglote entre duas lâminas de vidro, comprimindo e amarrando as extremidades das lâminas com linha.
4. Desidratar a proglote mergulhando as lâminas em álcool (50%, 70%,
90% e álcool absoluto). Quando necessário deixar o segmento aproximadamente 24 h no álcool a 70%.
5. Clarificar a proglote atravé de passagens em xilol ou toluol.
6. Montar com resina sintética.
DE CARLI, G. A. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas. 2ª ed. São