Tabuada
FERREIRA, Sueli; SILVA, Silvia Maria Cintra. Faz o Chão Para Ela Não Ficar Voando:
O Desenho na Sala de Aula. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O Ensino Das Artes:
ConstruindoCaminhos. 2. ed.Campinas, São Paulo: Papirus, 2003. 224p. 139-179.
As autoras, Sueli Ferreira e Mª Cintra Silvia, trazem no texto uma reflexão sobre a influência das concpções teóricas, adotadas pelosprofessores na prática do ensino de artes, tendo como foco os desenhos realizados pelas crianças. Fazem uma análise do tratamento que é dado a essas produções e as metodologias ultilizadas em algumasatividades desenvolvidas para criança nas séries iniciais do ensino fundamental.
No primeiro tópico do texto as autoras apresentam os três grupos de autores que podem influenciar as práticas de ensinorealizadas por professores, que são os inatistas, ambientalistas e interacionistas. Consideram que toda prática pedagógica de alguma forma é guiada por estas concepções teoricas podendo estasinterferir no processo de ensino- aprendizagem. Portanto pela extrema importância devem ser adotadas de forma consciente pelos educadores e não apenas por estarem sendo mais discutidas.
No segundo tópico sãoapresentadas algumas práticas realizadas de forma erronea por alguns professores no cootidiano escolar,que na opnião das autoras são reflexo da falta de capacitação dos profissionais atuantes na áreae da cobraça de resultados imediatos,ditados pelo sistema capitalista. Dentre elas o uso do mimeógrafo, que utilizado de forma incorreta, reproduzem cópias dúbias de uma matriz mal feita. O queresulta em incompreensão por parte dos alunos.
As autoras chamam atenção também para que se tenha cuidado ao tentar fazer diagnósticos a respeito dos desenhos realizados pelas crianças sem recorrer ainterpretação dada pelo próprio autor, a criança em questão. Ou mesmo avaliações imprudentes sobre suas produções que não deixam claro sobre quais seriam os objetivos almejados naquela atividade, o