Romantismo no Mundo
"O adjetivo "romântico" deriva do inglês romantic, e este, por sua vez, nasce do substantivo romaunt, de origem francesa (romanz ou romant) que designa os romances medievais de aventuras. No século XVII é usada a palavra romantismo e seus derivados, na França e Inglaterra, para designar certo tipo de criação poética ligado à tradição medieval de "romances", narrativas de heropismo, aventuras e amor em verso ou prosa, cuja composição, temas e estrutura - particularmente evidenciadas em Ariosto, Tasso e Spencer - eram sentidas em oposição aos padrões e regras da poética clássica. No século XVIII, em 1765, um viajante inglês, Borwell, descreve The romantic aspect da Ilhade Córsega, e a palavra começa a ser mais conhecida" (Proença Filho, 1978: 177).
Conceito de Romantismo
O Romantismo é um movimento cultural que dá seus primeiros passos na Europa em meados do século XVIII, com forte embasamento social e histórico. É expressão das profundas transformações que se observaram na Europa motivadas pela 1ª Revolução Industrial e, sobretudo, pela Revolução Francesa, em 1789. Desenvolve-se pelo século XIX, motivado pelo aparecimento da classe média e a popularização da cultura ou a construção de uma cultura de massa. Ideologicamente corresponde ao sentimento de decadência em que mergulha a Europa no período pós-napoleônico. Os românticos são movidos pelos princípios do individualismo, subjetivismo e da liberdade.
Importância do Romantismo
Através do romantismo nós passamos a conhecer de forma mais profunda histórias de emoções intensas, paixões arrebatadores e assuntos fortes que predominaram nessa fase da arte do planeta. Deram a conhecer personalidades do mundo da cultura como o pintor espanhol Francisco Goya, o francês Ferdinand Victor Eugéne Delacroix, mais conhecido como Delacroix, entre muitos outros incluído a Tomás da Anunciação e Cristiano da Silva.
Berço do Romantismo
O berço do romantismo pode ser considerado