tabela
MÁQUINAS A VAPOR
TURBINAS E CALDEIRAS
USOS DO VAPOR NO SETOR PRODUTIVO (INDÚSTRIA))
VAPOR SUPERAQUECIDO
B
TURBINA A VAPOR
+
GER.
ELÉT.
CALDEIRA
AQUOTUBULAR
CONDENSADOR
-
TURBINAS A VAPOR
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO
Uma turbina a vapor é uma máquina de fluxo motriz que utiliza a
elevada energia cinética da massa de vapor expandido, fazendo com que forças consideráveis, devidas à variação de velocidade, atuem sobre as pás do rotor.
As forças aplicadas às pás, determinam um momento motor resultante, que faz girar o rotor. As turbinas são empregadas para o acionamento de geradores elétricos, compressores, turbobombas, sopradores, etc.
CLASSIFICAÇÃO DAS TURBINAS A VAPOR
A classificação das turbinas a vapor é normalmente feita segundo: o modo de atuação do vapor;
o número de estágios;
o número de pás sobre as quais incide o vapor; e
as condições do vapor à descarga da turbina.
TURBINAS DE AÇÃO E DE REAÇÃO
Segundo o modo de atuação do vapor no rotor as turbinas a vapor podem ser de ação e de reação. Nas turbinas de ação o vapor se expande unicamente no sistema diretor da máquina (bocais ou canais diretrizes expansores) e não nos canais móveis do rotor, de modo que a pressão sobre as faces das palhetas não varia sensivelmente. A figura a seguir mostra esse tipo de turbina, em que o modelo clássico é a turbina de
Laval. Os bocais ou canais diretrizes podem ser constituídos por paredes convergentes ou de paredes convergentes-divergentes, conforme ilustrado.
Turbina de Laval (turbina de ação)
Quando o vapor se expande também nos canais móveis do rotor, de modo que a pressão à entrada do mesmo é maior que na saída, a turbina é dita por ser de reação. O modelo clássico é a turbina de
Parsons.
Algumas turbinas de reação de vários estágios possuem um estágio de ação, no qual acontece uma queda de elevada de pressão. Isso determina uma menor e de menor custo.