Indicadores Ambientais
EscolA DE ECONOMIA E GESTÃO
INDICE
1 - Introdução 1
2 – Construção do Balanço e DR 2
2.1 – Dados Fornecidos 2
2.2 – Pressupostos Adoptados 4
3 – Quadro de Mando 9
3.1 – Introdução 9
3.2 – Quadro de Gestão Meio Ambiental 10 3.3 – Conclusão do Exercício 16
4 – Conclusão 17
1 - Introdução
Os assuntos relacionados com o ambiente estão na ordem do dia das sociedades modernas. Aparece uma nova consciencialização da sociedade, quer politica quer cientifica, para o perigo que o planeta atravessa. Foram necessários muito poços anos para que a indústria revolucionasse todo um pensamento e modo de vida.
Surgem empresas a tomarem consciência que de facto terá que tomar-se precauções numa perspectiva comercial mas numa perspectiva de sobrevivência, nomeadamente, de que os recursos são escassos e existe uma necessidade crescente para reciclar.
O aumento da preocupação nestas questões ambientais, caracteriza-se pelo reforço de imposições legalistas de protecção ambiental e das pressões sociais remetendo para a importância do ambiente na planificação e gestão das actividades industriais e comerciais.
Tornou-se fulcral que as empresas mudassem a sua atitude perante o ambiente como forma de garantir a sua sobrevivência dado que o consumidor, hoje em dia; é um cidadão comum bem informado e preocupado com o meio ambiente.
Num primeiro ponto deste trabalho começa-se por explanar os dados fornecidos pelo enunciado e por considerar pressupostos para a obtenção de dados na perspectiva de construção do Balanço e da Demonstração de Resultados. Aborda-se, em seguida, os indicadores meio ambientais construindo um quadro de mando com os dados anteriormente referidos. Pretende-se, então, realizar uma análise aos indicadores para concluir acerca da alternativa ecológica.
2 – Construção do Balanço e