tabela pr hist ria
2.000.000 – 40.000 a.C.
Selvageria
Período Paleolítico Superior
40.000 – 10.000 a.C.
Selvageria
Período Neolítico
10.000 – 5.000 a.C.
Barbárie
Idade dos Metais
A partir de 5.000 a.C.
Civilização
Australopithecus africanus – até 1,5 mi Australopithecus robustos – até 1 mi Homo habitis – a partir de 2 mi.
Homo habitis – utilizava pedras como ferramentas, andava sobre dois membros, de maneira mais ereta que os seus ancestrais, era restrito à África.
Homo erectus – se espalhou pela Europa e Ásia. Evoluiu no uso de utensílhos de pedra, iniciou a linguagem falada ( há 500.000 anos), começou a se abrigar em cavernas e a produzir fogo. Há cerca de 300.000 começou a se transformar, originando o Homo sapiens neaderthalensis (120.000 – 35.000) que fora extinto pelo Homo sapiens sapiens, que surgiu em 40.000 a.C.
Abrange a fase das Glaciações, quando ocorria muitas vezes o nomadismo. Inicio do sepulturamento.
Homo sapiens sapiens – se espalhou pela terra, aperfeiçoou as técnicas de obtenção de alimentos e a organização social; estruturou a religião e começou a produzir arte. Dividiu-se em diversas etinias, devido sua fixação em lugares distintos, originando traços fisicos diferentes.
Tal período coincidiu com a última Glaciação, e nele surgiu os homens de Cro-Magnon (Europa) representantes do periudo, eram caçãdores, coletores e pescadores, confeccionavam instrumentos de ossos e marfim.
Inicio no fim da última glaciação, que causou modificações no clima da Europa, África e Ásia, causando grande migração para os vales dos grandes rios.
Ocorreu o crescimento populacional e a sedentarização, com plantio e criação de animais, processo denominado Revolução Agrícola.
Primeiros aglomerados humanos, confecção de roupas e cerâmica e organização social em clãs (laços sanguíneos) e monumentos megalíticos.
A partir de 5.000 a.C. o homem aprendeu a fundir metais.
Ocorreu a Revolução urbana, com o surgimento das cidades.