tabela periódica
“As propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos".
Comecemos por distinguir Períodos e Famílias:
Períodos: são as linhas horizontais da tabela, ao todo são sete períodos;
Famílias ou grupos: corresponde às linhas verticais da tabela periódica, a tabela atual é constituída por 18 famílias. As principais famílias estão destacadas em verde na figura acima, vejamos:
Família dos Alcalinos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs), Frâncio (Fr). Designams por metais alcalinos os elementos pertencentes à tabela periódica que se situam no grupo 1, junto ao grupo dos metais alcalino-terrosos.
O grupo dos metais alcalinos é constituído pelo lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
Os metais alcalinos apresentam um conjunto de propriedades características que podem ser interpretadas em função domodo como os seus átomos se ligam. São metais brandos, com baixa densidade, que fundem a temperaturasrelativamente baixas. Estes metais têm uma reatividade química tão grande que não se podem guardar, no seu estadopuro, em contacto com o ar. Conservam-se sob uma camada de um derivado do petróleo.
Estes metais reagem de forma violenta e até explosiva com a água, formando o correspondente hidróxido. Apresentamuma energia de primeira ionização extremamente baixa, pelo que à chama produzem colorações características.
São bons condutores do calor e da corrente elétrica e são maleáveis e dúcteis.
Família dos Alcalino-terrosos: Berílio (Be), Magnésio (Mg) , Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba), Rádio (Ra).
O segundo grupo (2A) dos elementos químicos da tabela periódica é onde se encontra os Metais Alacalino-Terrosos. Essa família é composta pelos seguintes metais: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca),