Tabela Periódica
Veja que temos a necessidade de classificar as coisas em função das suas propriedades. Assim também, fazemos com os elementos químicos. Classificá-los conforme suas propriedades é uma necessidade. A classificação dos elementos químicos permite estudarmos os elementos químicos e as substâncias nas quais fazem parte.
A classificação dos elementos químicos atual é feita em períodos, ou seja, em sequências de suas propriedades. Essas sequências, ou períodos, são dispostos na ordem crescente dos números atômicos dos elementos químicos. Lembrando que são os números atômicos que determinam as propriedades químicas dos elementos, pois o número atômico de um elemento é igual ao seu número de elétrons. São os elétrons que participam das ligações químicas para formar as substâncias.
Podemos dizer que a "Lei Periódica dos Elementos Químicos" é uma classificação dos elementos químicos de acordo com seus números atômicos e consequentemente por suas propriedades físicas e químicas.
Em qualquer tentativa de classificação, dois objetivos são perseguidos:
1) reunir coisas que se assemelham;
2) separar as que se diferenciam.
A primeira tentativa real de se classificar os elementos de comportamento químico semelhante é devida a J. W. DOBEREINER com suas tríades. Ele procurou estabelecer vários grupos de três elementos com propriedades químicas semelhantes. Observou, então, que a massa atômica do elemento central era a média aritmética das massas atômicas dos outros elementos.
Para os conhecimentos da época, a classificação era interessante, mas logo se verificou que, na maioria dos elementos, a massa atômica do elemento central não era a média aritmética dos outros dois.
Na década de 1860, as massas atômicas foram determinadas de maneira mais exata. Dois cientistas tiveram, então, a mesma ideia.
CHANCOURTOIS dispôs os elementos na ordem crescente de suas massas atômicas em