teoria do cd
SÃO LUIS – MA
2014
A história e o funcionamento do CD e DVD
Resumo.
Este artigo dá uma visão geral sobre CDs e DVDs. Ele discorre de forma superficial sobre diversos tópicos relacionados a estas mídias, dando uma melhor compreensão de suas histórias, métodos de fabricação, composição, funcionamento e tipos. O artigo também apresenta textos introdutórios sobre novas mídias de armazenamento, como o Blu-Ray e o HD-DVD, que devem em um futuro muito próximo substituir os CDs e DVDs como o tipo de mídia mais utilizado.
1. Introdução
Este artigo tem como objetivo contar a história da evolução das mídias pós disco vinil (CD, DVD) e explicar seu funcionamento. Detalhes sobre material, densidade de dados e capacidades serão assuntos tratados ao longo do texto. Curiosidades foram adicionadas ao conteúdo para aumentar o interesse do leitor pelo assunto. A recente guerra entre mídias também é um assunto explorado.
2. CD-ROM
2.1 História
O disco compacto digital (Digital Compact Disc), conhecido como CD, foi inventado no final de 1965 por James T. Russell. Porém, se tornou popular somente nos anos 80 quando começou a ser produzido em massa pela empresa holandesa Philips.
Russel era um viciado em música. Como todos de sua época usavam disco de vinil e reclamavam da falta de qualidade de som, querendo melhores tecnologias, o inventor visionou um sistema que poderia gravar e tocar sons sem o contato físico entre o disco e o player. Acabou chegando à conclusão de que o melhor jeito de se concretizar essa idéia era usando luz. Ele percebeu que se representasse os números binários 0 e 1 com claro e escuro, o aparelho poderia tocar sons, ou qualquer informação, sem ao menos ter uma agulha. Mais ainda, notou que se conseguisse deixar o código binário pequeno o bastante, guardaria não só sinfonias, mas sim enciclopédias inteiras em um pequeno pedaço de filme.
Russell teve alguns anos