Tabela periodica
Nossa discussão ao longo do trabalho irá revelar novas tendências ao longo da horizontal da tabela, tanto nas propriedades químicas como físicas. Além disso, existem tendências ao longo da diagonal; os elementos se assemelham aos seus vizinhos na diagonal formada pelas linhas e colunas seguintes na tabela periódica. Para tornar clara a existência dessas relações, e enfatizar a utilidade da tabela periódica, discutiremos ao longo do trabalho algumas das tendências mais importantes nas propriedades dos elementos e de alguns dos seus compostos.
Para a química, o detalhe mais importante na estrutura atômica não é o núcleo, mas sim a distribuição dos elétrons nas várias camadas eletrônicas e é isto o que nos propomos a demonstrar ao longo deste trabalho.
.......................................................................................................................................................
Famílias ou grupos
Cada coluna vertical da Tabela Periódica constitui o que chamamos família ou grupo de elementos; são ao todo, dezoito.
Uma família corresponde a elementos que apresentam certa similaridade na sua estrutura eletrônica da última camada, o que acarreta certa semelhança de comportamento químico.
Os átomos de uma família apresentam:
A. a mesma configuração eletrônica na última (camada de valência);
B. propriedades químicas semelhantes. Nas configurações acima, n é o número do ní¬vel da última camada (camada de valência).
Períodos ou séries
Cada fila horizontal da tabela periódica cons¬titui o que chamamos período ou série de ele¬mentos.
Cada período corresponde ao número de ca¬madas eletrônicas existentes nos elementos que o constituem. Os períodos são sete (7).
Período Camadas eletrônicas
1 1 (K)
2 2 (K, L)
3 3 (K, L, M)
4 4 (K, L, M, N)
5 5 (K, L, M, N, O)
6 6 (K, L, M, N, O, P)
7 7 (K, L, M, N, O, P, Q)
Vejamos alguns exemplos de localização na ta¬bela periódica.
11Na = 1s2 2s2 2p6 3S1 3º período → 3 camadas