Tabela Periodica
Lítio (Li) - Segundo período, Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos. É um elemento sólido, porém leve, sendo empregado especialmente na produção de ligas metálicas condutoras de calor, em baterias elétricas e, seus sais, no tratamento do transtorno bipolar.
Sódio (Na)- Terceiro período, Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos. O sódio metálico emprega-se em síntese orgânica como agente redutor. É também componente do cloreto de sódio (NaCl –Sal de cozinha) necessário para a vida.
Potássio (K) - Quarto período, Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos. É um elemento químico essencial para o homem, encontrado em muitas hortaliças, e essencial para o crescimento das plantas.
Rubídio (Rb) - Quinto período, Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos. Seus compostos têm aplicações químicas e eletrônicas. O metal do rubídio é facilmente vaporizado e tem um alcance de absorção espectral prático, fazendo dele um alvo freqüente de manipulação a laser de átomos.
Césio (Cs) - sexto período, Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos. Reage explosivamente com a água fria (pirofórico) e, também,com o gelo em temperaturas acima de -116 °C. O hidróxido de césio obtido, (CsOH) é a base mais forte conhecida e ataca o vidro.
Frâncio (Fr)- sétimo período, Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos. Depois do ástato, o frâncio é o elemento menos abundante na crosta terrestre (em media 30 gramas no mundo). Existem traços de frâncio nos minerais de urânio.
Berílio (Be) - Segundo período, Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos É empregado para aumentar a resistência de ligas metálicas (especialmente a de cobre). É empregado para produzir diversos instrumentos (giroscópios), dispositivos (molas de relógios), e em reatores nucleares.
Magnésio (Mg) - Terceiro