tabela orcamentaria
Na Selecta, trabalhamos com dois tipos de blocos cerâmicos:
Bloco Cerâmico para vedação: por definição é o componente da alvenaria de vedação que possui furos prismáticos perpendiculares às faces que os contém. Os blocos cerâmicos para vedação constituem as alvenarias externas ou internas que não têm a função de resistir a outras cargas verticais, além do peso da alvenaria da qual faz parte.
Bloco Cerâmico Estrutural: por definição é o componente da alvenaria estrutural que possui furos prismáticos perpendiculares às faces que os contêm.
Os blocos estruturais têm a função de vedação e ainda de resistir a todas as cargas verticais na alvenaria.
aredes:
Nos prédios de CA as paredes possuem apenas a função de vedação, carregando a estrutura reticulada com o seu peso próprio.
Na AE as paredes desempenham, simultaneamente, as funções de vedação e de estrutura, absorvendo as cargas permanentes e acidentais. As paredes na AE servem ainda para a passagem dos dutos elétricos.
Fundações:
As cargas das lajes nas estruturas de concreto armado são conduzidas para as vigas, as quais transferem os esforços daí originados, somados aos dos seus carregamentos específicos (paredes de vedação e eventuais reações de vigas secundárias), para os pilares, por fim, de forma pontual para as fundações. Assim, as cargas distribuídas e concentradas dos prédios comuns acabam, no caso de fundações em sapatas isoladas, por se distribuírem em pequenas superfícies, originando no solo tensões relativamente elevadas.
Já nas estruturas em alvenaria estrutural as paredes, por serem resistentes, absorvem os esforços e assim todas as cargas acabam por se distribuírem em superfícies maiores, sapatas corridas ao longo de todo o perímetro das paredes resistentes, resultando em baixas tensões no solo.
No caso de fundação em estacas, as seções das vigas baldrames