Tabela Linha Do Tempo
Contexto
Que instituições de saúde foram criadas/modificadas?
Quem tinha acesso a serviços de saúde?
As pessoas tinham acesso de forma semelhante?
A quais ou que tipo de serviços?
Republica Velha
(1889 – 1930)
Ocorrência de epidemias e doenças pestilenciais do século XX, que comprometiam o desenvolvimento do modelo econômico agrário-exportador, desencadearam no estado uma reação a favor de uma reforma na saúde. A maior parte da população se encontrava no campo. Foram criadas as primeiras indústrias. Com o desenvolvimento das indústrias e as condições precárias dos trabalhadores urbanos, surgiram os movimentos operários que incluíam o melhoramento das políticas de saúde.
Através da Reforma Carlos Chagas, foi implantado o novo regulamento do departamento nacional de saúde pública com três diretorias: Serviços Sanitários Terrestres; Defesa Sanitária Marítima e fluvial; Saneamento e Profilaxia Rural. Com foco principal no controle de doenças como tuberculose, hanseníase, DSTs e atenção a infância.
A parcela da população que tinha acesso aos serviços de saúde eram as pessoas que tinham condições financeiras de pagar por tratamentos, consultas e exames.
Não. Só quem tinha dinheiro garantia seu acesso, quem não tinha procurava outros meios , curandeiros, fé, fitoterapia, etc
Os serviços oferecidos a população eram mais ligados a prevenção e controle das epidemias ligadas a época.
Era Vargas
(1930 – 1964)
Predomínio das doenças da pobreza, surgimento da morbidade moderna e envelhecimento da população. Revolução de 30. Observa-se um considerável aumento no capital gerado pela indústria, necessitando de uma emergencial politica nacional de saúde. Criação do ministério da saúde em 1953.
Nesse período tiveram a incorporação dos serviços de combate às endemias (1941), a criação do serviço especial de saúde publica (SESP) e a instalação do departamento nacional de endemias rurais (1956). As ações do ministério da saúde e das