tabalho soldagem
GMAW vs FCAW
Pedro Frederico Falk
Renato Neves
Rodrigo Belo Gomes Ferreira
Victor Barretto Regis Soares RESUMO: O presente artigo consiste num estudo bibliográfico sobre os custos nos processos de soldagem, utilizando um comparativo entre os processos GMAW e FCAW. Utilizando a obra “Soldagem: Processos e Metalurgia” de Emílio Wainer, Sérgio Brandi e Fábio Mello como o principal referencial bibliográfico metodológico (método tradicional e da planilha de cálculo), ao realizar um estudo de caso de uma dutovia de 50 km através dos processos de soldagem referidos acima.
PALAVRAS-CHAVES: Custos; Soldagem; GMAW; FCAM; Estudo de Caso.
Introdução:
A operacionalização das atividades de uma empresa requer certos gastos, assim, tem-se a questão do custo que se refere aos gastos que são realizados na produção de bens ou serviços. No entanto, o que viria a ser custo em soldagem? Segundo Wainer et. all., “a definição de custos em soldagem engloba um universo que se estende desde a escolha do processo até o treinamento do soldador, atravessando etapas como a definição da junta, dos equipamentos, até a simulação de fabricação.” (2004: 449)
Segundo Paulo Villani Marques et. all.,
A análise dos custos da soldagem pode ser solicitada antes de se realizar a soldagem, constituindo uma estimativa de custo, ou pode ser feita para uma operação já existente para compor o custo de um produto, avaliar lucratividade ou comparar o custo orçado com custo real. Uma avaliação incorreta dos custos de soldagem pode levar a empresa a oferecer preços muito baixos e gerar perdas econômicas, ou preços muito altos que inviabilizarão a empresa na captação de obras. (2009: 151/152)
Assim, observa-se a importância do custo em soldagem para uma empresa. Segundo o American Welding Society, isso consiste que um custo estimado preciso pode poderá contribuir nas decisões das diversas áreas de gestão de uma empresa, como no setor de compras; de