tabalho de observação psicologia do ciclo vital
TRABALHO DE OBSERVAÇÃO DO 1º Bimestre
Desenvolvimento do trabalho:
Questão de Ordem prática:
Aspecto físico: A criança apresenta boa apresentação de saúde, bom tônus muscular e reflexos ao ser estimulado. Sorrir quando estimulada (sorriso social) e chora quando sente necessidades.
Perceptual: Seu perceptual é bem ativo, segundo os pais desde a gestação (nos últimos meses) o Recém Nascido (RN) já havia uma grande atividade dentro da barriga da mãe.
Cognitivo: É uma criança ativa, acordada desde a hora que chegamos, durante a observação vimos que ela sente muita a necessidade de estar próximo da mãe para mamar.
Linguagem: Linguagem básica que ela apresenta é o choro, sem que sente uma necessidade, ou de mamar ou troca da fralda, assim como observamos.
Personalidade: Não tivemos claras evidencias de personalidades, porém uma grande necessidade de estar sempre perto dos pais.
Social: Seu social está ligado diretamente aos pais, notório como o RN fica satisfeito em estar na presença dos pais, a presença simples da voz deles já há uma mudança no semblante do RN. Observamos que o Lar é bem calmo sem muitos barulhos excessivos bem como sem a presença de fumo, álcool etc. Em conversa com os pais analisamos que o pai está com 35 anos e a mãe 28 anos e os mesmos estão muito favoráveis e confortados com a presença do RN em seu Lar. Não há conflitos entre famílias e os mesmos se consideram religiosos sem serem ao extremo.
- Dados da observação:
Sexo: Feminino
Idade: 10 dias de nascimento.
Local da observação: Próprio Lar. Questão de Ordem teórica: Em Analise com os conhecimentos teóricos adquiridos, a criança observada está na fase sensório-motor (Piaget), onde ocorre um desenvolvimento amplo das capacidades motoras e das capacidades mentais, descobrindo o mundo com suas faculdades sensoriais e motores. Pudemos notar que a criança é bem ativa, respondendo a estímulos sempre que estimulada, notamos