virus
Dá-se o nome de VÍRIONS às partículas virais capazes de infectar uma célula alvo e direcioná-la a produzir novos vírus (basicamente, é o vírus completo).
No caso de alguns vírus, como os que infectam as bactérias (BACTERIÓFAGOS), pode acontecer de o material genético viral incorporar-se ao genoma da célula alvo e permanecer em estado latente. Neste caso, ele passa a ser chamado PROVÍRUS.
Viróides são partículas nuas de RNA circular e que, de modo geral, atuam como parasitas de plantas, causando inúmeras doenças, principalmente em citros, palmeiras, abacate, etc. Espalham-se pelas plantas por meio de mudas, sementes, pólen e são capazes de se autoduplicar, de modo geral no interior dos cloroplastos das células que infectam, utilizando a enzima RNA polimerase existente nessas organelas.
Já os virusóides são partículas de RNA circular também denominadas de RNA satélites, e incapazes de se autoduplicar de forma autônoma. Dependem, para isso, da existência de um vírus auxiliar, com a ajuda do qual eles se duplicam. Considera-se que os virusóides são parasitas moleculares dos vírus auxiliares que os ajudam a se duplicar
PRÍONS
São proteínas que causam doenças no homem e em outro animais como por exemplo a vaca louca.
Está no cromossomo 21 humano e faz parte do equilíbrio celular neuronal referente à velhice. Só ataca o sistema