Tabajismo
Quando o assunto é drogas, o que primeiro nos ocorre é a imagem das ilícitas. Maconha, cocaína, LSD, ecstasy, crack e outras são as grandes preocupações da atualidade.
Surpreendentemente, dados da Organização Mundial da Saúde - OMS aponta as drogas lícitas, representadas pelo álcool e fumo, como as primeiras no "ranking" das mais consumidas, e responsáveis pelos mais sérios problemas de saúde pública, a cada ano. Além disso, pesquisas demonstram que o cigarro e o álcool são considerados a porta de entrada para as drogas ilícitas, principalmente, na adolescência.
Constatando o uso abusivo e de forma indiscriminada do cigarro, o projeto, "Cigarro, uma droga que mata”, visa esclarecer o envolvimento e a atuação das multinacionais no investimento nas mais diversas formas de propagandas que seduzem a sociedade ao consumo em grande escala do fumo.. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- No caso particular do cigarro, ele está associado a mais de cinqüenta tipos de doenças, como insuficiência respiratória, enfisema pulmonar, cânceres pulmonares, de boca, de língua e outros. Diante de tudo isso, faz-se urgente a implementação de campanhas que atinjam de modo eficiente a população, alertando-a e sensibilizando-a sobre os males provocados pelo cigarro, a fim de enfraquecer o hábito do fumo e reduzir os problemas a ele relacionados.
Para executar o que planejamos, torna-se indispensável realizar trabalhos de pesquisa, entrevistas, cálculos, apresentação de gráficos, montagem de painéis e outras atividades que surgirem de acordo com o andamento das ações e a meta a ser alcançada.
2. JUSTIFICATIVA Existem preocupações da Organização Mundial da Saúde - OMS, do Instituto Nacional do Câncer - INCA, do Ministério da Saúde bem como de parcela da sociedade em relação ao crescente consumo de cigarro, problemas respiratórios e outras doenças por ele provocado. -
------ Muitos