Haskell - c#
2º. PERÍODO NOITE
Linguagens de Programação Contemporâneas
Pré-projeto de pesquisa referente ao 2º. Período do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Componentes:
2º Sem./ 2011
1 Linguagem Haskell
1.1 Origem e evolução histórica Haskell é uma linguagem de programação puramente funcional, de propósito geral. De acordo com o site www.htmlstaff.org:
¹ Na década de 1980, um comitê foi organizado com o objetivo de construir uma linguagem funcional de programação padronizada com uma semântica não-rígida. Haskell, em homenagem ao lógico Haskell Curry, foi o resultado dessas deliberações. O último padrão semi-oficial desta linguaguem é Haskell 98, destinado a especificar uma versão mínima e portável da linguagem para o ensino e como base para futuras extensões. A linguagem continua a evoluir rapidamente, com Hugs³ e GHC³.
Como uma linguagem funcional, a estrutura de controle primária é a função, a linguagem é baseada nas observações de Haskell Curry e seus descendentes intelectuais. ² A primeira reunião do comitê em janeiro de 1988, metas da linguagem: linguagem e fácil ensino, completamente descrita através de uma sintaxe e semântica formal disponível livremente. Primeira versão 1 de abril de 1990. A versão 1.1 agosto de 1991, a versão 1.2 em março de 1992, versão 1.3 maio de 1996 versão 1.4 em abril de 1997.
Haskell 98, janeiro de 1999 - versão mínima, estável e portável da linguagem e o biblioteca para ensino. Esse padrão sofreu uma revisão em janeiro de 2003. A linguagem continua evoluindo, sendo as implementações Hugs e GHC consideradas os padrões. A partir de 2006 começou o processo de definição de um sucessor do padrão 98, conhecido informalmente por Haskell′ ("Haskell Prime").
A seguir encontra-se um