TABAGISMO
Falta de oxigenio para o feto a nicotina que estimula liberação de hormonios provoca uma pressão nos vasos sanguineos na plancenta diminuindo a chegada de sangue com oxigenio para o feto.
Peso quanto mais a mulher fumar na gravidez menor será o peso da criança, os filhos de mães fumantes nascem de 200 á 300g á menos do que não fumantes,
Difuldades de aprendizagem e comportamento tambem causados por efeitos na nicotina contida no cigarro.
As deficiencias congenitas que afetam coração, cerebro são mais frequentes em mães fumantes
Alcoolismo e drogas
Mulheres que bebem tem uma grande de chance de ter filhos com sindrome do alcoolismo fetal, que tem algumas caracteristicas fisicas (explicar a imagem e explicar as diferenças). Esta doença inclui atraso do crescimento antes e depois do nascimento.
NUTRICÃO
Má alimentação da mãe, sabendo que a mulher gravida tem um aumento daas necessidades de energia como calcio, carboidratos ,ferro, acido folico e vitamina A. a falta dessas vitaminas e causa problemas para o feto.
Má alimentação placentaria problemas com o transporte de nutrientes do placenta para o feto
Má nutrição fetal. Dificuldades ou inabilidade do feto utilizar os nutrientes que estao disponiveis pra ele Outros problemas
Diabetes, ocorro normalmente no 3 trimestre, por fatores biologicos e ambientais. Muitas mulheres não tem diabetes mais durante a gravidez desenvolvem por estar passando por muitas mudanças hormonais não conseguem produzir a insulina suficiente para a mãe o feto para normalizar o nivel glicemico.
Obesidade.Maes com sobrepeso e obesas tem maior disponibilidade a desenvolver hitertensão , e grande chances da criança nascer obesas e com diabetes
Paridade. Significa o numero de crianças nascidas da mesma mae, a paridade pode afetar o desenvolvimento da criança devido á recuperação do sistema endócrino, que pode levar quatro anos entre cada gravidez. Pode ter algum tipo de má formação.
Idade da mãe. Mulheres acima de 35 anos