Tabagismo no trablho
INTRODUÇÃO
Em todo o mundo aproximadamente 1,3 bilhões de pessoas são fumantes e mais de 15 bilhões de cigarros são fumados a cada dia.
A grande maioria dos fumantes começa na infância ou na adolescência, antes de conhecer os riscos do tabagismo e a capacidade da nicotina de causar dependência. Eles se tornam rapidamente dependentes e ainda que muitos desejem parar de fumar, poucos obtêm sucesso.
A cada ano, 5 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabaco e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, se os padrões atuais de consumo de tabaco continuarem a vigorar, o número de pessoas que morrerão devido a isto, chegará em 2020 a 10 milhões/ano, gerando um prejuízo global total em perda de produtividade, de 500 bilhões de dólares anuais até 2010. No Brasil estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil mortes anuais (23 pessoas por hora).
Além das doenças provocadas, do número de mortes derivadas do tabaco e dos gastos em saúde pública e/ou privada, os fumantes ausentam-se do trabalho aproximadamente 6,5 dias a mais por ano, do que os não-fumantes, sem nos esquecermos dos riscos que causam aos fumantes-passivos.
COMPOSIÇÃO DO CIGARRO
NICOTINA - é a causadora do vício.
BENZOPIRENO - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
NITROSAMINAS;
SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS - como o POLÔNIO 210 e CARBONO 14;
AGROTÓXICOS - como o DDT;
SOLVENTES - como o BENZENO;
METAIS PESADOS - como CHUMBO e o CÁDMIO (um cigarro contém de 1 a 2 MG, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, ENFISEMA, FIBROSE PULMONAR, hipertensão, CÂNCER nos pulmões, próstata, rins e estômago)
NÍQUEL e ARSÊNICO - (armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..)
CIANETO HIDROGENADO;
AMÔNIA (utilizado