Tabaco
Ciências e tecnologiasBiologia 12º
901065653415Tabaco
Índice
1.Introdução………………………………………………………………………… 32.Constituição do cigarro ……………………………………………………………4-2.1Nomenclatura do tabaco…………………………………………………4/5
3.Consequências/Questões associadas ao tabaco
- 3.1O tabaco e as suas consequências na saúde……………………………..6/7
- 3.2Questões socias…………………………………………………………...8
- 3.3Aspetos económicos do tabaco…………………………………………...8
4.A produção de tabaco e os riscos ambientais………………………………………..9
5.Estratégias de Prevenção e Controlo do Tabagismo……………………………….10
6.O tabagismo na escola……………………………………………………………...11
- Gráficos
7.Conclusão…………………………………………………………………………..128.Bibliografia…………………………………………………………………………13-8.1Webgrafia……………………..………………………………………….13-8.2 Iconografia……………………………………………………………….14
1.Introdução
Em certos momentos da história o tabaco foi considerado inofensivo, no entanto atualmente sabe-se que o mesmo constitui uma poderosa “arma” para a saúde e para o ambiente. Este interfere não só a nível pessoal, como também a nível social, dado que um não fumador pode-se encontrar sujeito ao fumo proveniente do tabaco o que contribui para a debilitação da sua saúde. Um dos principais problemas associados ao cigarro é o cancro. Este problema tem-se verificado cada vez mais, uma vez, que o número de consumidores de tabaco também tem aumentado, o que é visível, dado que, se nada for feito para travar esta epidemia, a OMS estima que, em 2020/30, morrerão anualmente cerca de 10 milhões de pessoas devido ao consumo de tabaco (1).
Perante os integrantes da sociedade atual, o tabaco é visto como uma forma de socialização, autoafirmação e sinónimo de modernidade.
O consumo desta substância representa um grande peso a nível económico, visto que o tabaco acarreta grandes problemas económicos por parte dos indivíduos consumidores.
O tabaco também está associado a problemas ambientais: as pontas de cigarro deitadas para o chão são responsáveis