Tabaco
A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar começou ontem em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo. A solenidade de abertura da 12ª Expoagro Afubra aconteceu durante a manhã, em palanque especial montado em frente à casa da administração. O evento contou com a presença de autoridades, produtores rurais e líderes políticos, tais como o governador Tarso Genro e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho. O cerimonial foi acompanhado pelo Coral da Afubra e pela banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), de Santa Cruz do Sul.
O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, destaca a importância do primeiro dia da feira, que também marca o 57º aniversário da entidade, lançada oficialmente no dia 21 de março de 1955. Segundo argumenta, a entidade sempre procurou estar atenta aos anseios e expectativas dos produtores rurais, mas nas últimas safras muitas dificuldades estão atingindo o setor produtivo. Entre as maiores preocupações atualmente, estão as campanhas contra o tabaco impostas pela Anvisa. “São medidas que nos deixam apreensivos, pos não temos como dimensionar os danos à cadeia produtiva e ao País.”
Por outro lado, Werner reforça que os agricultores não podem ficar dependentes de uma única fonte de renda e que, por isso, a Afubra tem desenvolvido ao longo de sua história trabalhos visando a diversificação. “A realização da Expoagro é prova disso. A primeira edição da feira aconteceu em 2001, antes do surgimento e da ratificação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. É cada vez mais necessário encontrar meios que possam gerar renda, imprescindível para que todos nós tenhamos uma vida digna.”
Na oportunidade, o presidente da Afubra ainda solicitou ao governador Tarso Genro que transfira a linha de transmissão de energia que passa sobre o Parque de Exposições, em Rincão Del Rey. Ao ministro Mendes Ribeiro