crise de 29
Durante a primeira guerra mundial, a economia norte – americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus. A situação começou a mudar no final da década de 20. com a diminuição das exportações para a Europa, as industrias norte americanas começaram a aumentar os estoques de produtos,pois já não vendiam como antes. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizavam fortemente em poucos dias. O numero de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
A crise de 1929 também afetou o Brasil. Os estados unidos eram o maior comprado do café brasileiro, com a crise a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café para manter o preço do produto. A solução para crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em pratica o plano conhecido como New Deal. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte – americana já estava funcionando normalmente.
Reajustamento do coeficiente de importações
Ao liberarem-se as importações no pós-guerra e ao regularizar-se a oferta externa,o coeficiente de importações subiu bruscamente, alcançando, em 1947, 15 por cento. Era, portanto, natural que os desejos de importação manifesta-dos pela população (consumidores e inversionistas) tendessem a superar em escala considerável as reais possibilidades de pagamento no exterior. Para corrigir esse desequilíbrio, as soluções que se apresentavam eram estas: desvalorizar substancialmente a moeda ou introduzir uma série de controles seletivos das importações. A decisão de adotar a segundadessas soluções teve profunda significação para o futuro imediato, se bem que tenha sido tomada com aparente desconhecimento de seu verdadeiro