T30DR3joeliluisamatheus

1034 palavras 5 páginas
Laboratório de Física

Turma: 30 D
Professora : Karen Luz Burgoa Rosso
Nº de Experimento: 3
Título: Movimento Parabólico
Grupo : Matheus Henrique Silva de Assis - Matrícula: 201511044
Luiza de Oliveira Menali - Matrícula: 201511068
Joeli de Paula Marques – Matricula : 201511338
Data: 07/03/2015

Objetivo:
Medir o alcance de uma partícula através do lançamento de 10 alturas variadas, para o calculo de sua velocidade no seu movimento parabólico.

Referencial teórico:
O movimento parabólico é caracterizado por dois movimentos simultâneos em direções perpendiculares, mais especificamente um deles um Movimento Retilíneo
Uniforme e outro um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Dadas essas circunstâncias o móvel se desloca segundo uma parábola. Tais circunstâncias podem ser observadas num simples lançamento oblíquo, onde, desprezando o atrito do ar e demais efeitos o objeto se desloca verticalmente acelerado pela ação da gravidade local, e, horizontalmente se desloca seguindo velocidade constante.
Através de ferramentas do Cálculo Diferencial e Integral é possível descrever com exatidão as situações em que a trajetória um dado projétil é parabólico. Inicialmente, é razoável considerar que um corpo quando arremessado tem sua trajetória descrita num plano. Consideraremos então que o projétil se desloca no plano cartesiano x y.

Introdução:
O movimento de projéteis trata de um caso especial de movimento bidimensional, pois deve ser analisado em duas partes; 1) Uma partícula que se move ao longo do eixo X com uma velocidade (Vo) constante e, portanto nesse eixo não está sob nenhuma aceleração. 2) Uma partícula que se move ao longo do eixo Y com uma velocidade inicial Vo e com uma aceleração de módulo constante, igual a aceleração da gravidade (g). Sendo assim nesse movimento é possível considerar o movimento vertical e o movimento horizontal como movimentos independentes, pois em cada um a partícula exibe um tipo de comportamento que pode ser analisado,

Relacionados