Sistema De Banco De Dados Distribu Do
Sistema de Banco de Dados Distribuído (BDD)
Consiste em uma relação de nós, cada qual podendo participar na execução de transações que acessam dados em um ou mais nós. Em um sistema de banco de dados distribuído, o banco de dados é armazenado em diversos computadores (nós). Os computadores, em um sistema distribuído, comunicam-se uns com os outros por intermédio de vários meios de comunicação, tais como: redes de alta velocidade, redes sem fio ou linhas telefônicas, eles não compartilham a memória principal e o relógio.
A principal diferença entre sistemas de banco de dados centralizados e distribuídos é que no primeiro os dados estão localizados em um único lugar, enquanto que no outro os dados residem em diversos locais. Esta distribuição de dados é motivo de muitas preocupações e dificuldades.
Os processadores em um sistema distribuído podem variar em tamanho e função, podendo incluir microcomputadores, estações de trabalho, minicomputadores e sistemas de computadores de uso em geral. Estes processadores são geralmente chamados de nós, dependendo do contexto no qual eles estejam mencionados. Usa-se principalmente o termo nó (lugar, posição), a fim de enfatizar a distribuição física destes sistemas. Através da imagem abaixo, pode-se ter uma ideia de como funciona o sistema de banco de dados distribuído.
Armazenamento Distribuído dos Dados
Uma relação r (ou tabela) possui diversos enfoques para o armazenamento em um banco de dados distribuído (BDD):
Replicação: o sistema mantém réplicas idênticas da relação, onde cada réplica é armazenada em sites diferentes, resultando na replicação dos dados
Fragmentação: a relação é particionada em vários fragmentos, onde cada fragmento é armazenado em um site diferente
Replicação e fragmentação: a relação é particionada em vários segmentos, e o sistema mantém diversas réplicas de cada fragmento
Replicação de dados
A replicação de dados significa que um determinado objeto de dados logico pode possuir