Sólidos geometricos
Introdução
A Geometria surgiu das necessidades práticas do uso do espaço e a utilização das formas geométricas em diferentes atividades, como por exemplo, no desenvolvimento de habilidade em engenharia com utilização da geometria prática, na agricultura, na pecuária, no comércio, na arte, e em demais situações.
Justificativa
A geometria é uma parte importante na vida cotidiana dos alunos e praticamente todas as ocupações usam seus princípios de uma forma ou de outra. É fundamental criar uma forma para articular o saber teórico como fazer prático, para que possamos formar alunos com melhor desempenho de suas capacidades e habilidades.
Para aprender a geometria que é ensinada nas escolas, o aluno, mais do que conhecer formas, deve dominar uma imensa teia de conceitos. Assim o tema do presente trabalho é a construção desse conhecimento.
Por isso, este projeto visa criar o hábito de reconhecer, no contato diário que vamos tendo com os objetivos que nos envolvem e que apresentam as mais diferentes formas, àqueles que podem ser associado a um determinado sólido geométrico, por exemplo, um dado é um objeto que tem a forma de um cubo. Um pacote de leite é exemplo de um objeto com a forma de um paralelepípedo; uma lata de milho verde de conserva é exemplo de um objeto com forma cilíndrica. É a Matemática no dia a dia.
Objetivo
Compreender e conceituar as formas geométricas;
Diferenciar uma figura geométrica espacial de uma figura geométrica plana;
Comparar alguns objetos já conhecidos no seu cotidiano com a forma dos sólidos geométricos;
Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas;
Desenvolver o pensamento geométrico;
Manipular os sólidos geométricos;
Calcular o volume;
Conteúdos
Figuras geométricas planas;
Sólidos geométricos;
Metodologia
Através da visualização e demonstração concretas dos sólidos fica evidente a real importância da geometria. É possível trabalhar a