Sócrates
Neste trabalho irei descrever sobre quem foi Sócrates, como ele desenvolvia sua filosofia, irei explicar o porque da acusação de ele ser um corruptor da juventude e explicar algumas de suas famosas frases.
- Quem foi?
Nascido em Atenas, Sócrates (469-399 a.C.) é tradicionalmente considerado um marco divisório da filosofia grega. Sócrates era filho de um escultor e uma parteira – dupla herança que o levou a buscar esculpir, simbolicamente, uma representação autêntica do ser humano e a ajudar seus discípulos a dar à luz suas próprias ideais.
- Como desenvolveu sua filosofia
Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas conversando com os jovens, sempre dando demonstrações de que era preciso unir a vida concreta ao pensamento. Unir o saber ao fazer, a consciência intelectual à consciência prática ou moral. Sócrates apontava para a ideia de que o ser humano é sua alma, entendia aqui como a sede da razão, o nosso eu consciente, pois é o que nos distingue de todos os outros seres da natureza.
- Porque foi acusado de corruptor de juventude?
Sócrates não se importava com à condição socioeconômica de seus discípulos, o que importava eram as qualidades interiores de cada pessoa. Como não fazia distinção de seus interlocutores e questionava tudo, foi considerado uma ameaça social. Interessado na prática da virtude e na busca da verdade, contrariava os valores dominantes da sociedade ateniense. Por isso, recebeu a acusação ser injusto com os deuses da cidade e de corromper a juventude. No final do processo foi condenado a beber cicuta, (veneno mortal).
- “Só sei que nada sei.”
É uma possível paráfrase de um texto grego antigo, por vezes chamado de paradoxo socrático, é um dizer muito conhecido que é derivado da narrativa de Platão sobre o filósofo Sócrates. O dizer também está relacionado com a resposta que se supõe Sócrates ter recebido da sacerdotisa (pítia), no Oráculo de Delfos, em resposta à questão "que é o homem mais sábio da Grécia?".
- “Conhece-te a