Sócrates
Aluno(s): Emily Pappis, Dauana Costa e Lauren VargasTurma: 181
Professor(a): Karine Garcia
Sumário
Introdução................................................................................3
Desenvolvimento......................................................................4
Anexos......................................................................................8
Considerações Finais...............................................................9
Referências............................................................................10
Introdução
Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Um exemplo de onda é tido quando se joga uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfície da água.
Desenvolvimento
Existem ondas que não podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rádio, ondas de televisão, ondas ultravioleta e micro-ondas.
Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som.
Mas o que elas têm em comum é que todas são energias propagadas através de um meio, e este meio não acompanha a propagação.
Classificação de Ondas:
Mecânica;
Na figura acima representamos uma corda elástica esticada horizontalmente, tendo uma das extremidades fixa e a outra nas mãos de um operador. Se o operador fizer com a mão um rápido movimento para cima e para baixo, poderemos perceber uma ondulação percorrendo a corda.
Se marcarmos (mentalmente) um ponto fixo, inicialmente em repouso, veremos que a ondulação faz com que o ponto execute um movimento de sobe e desce, voltando a ficar em repouso depois que a ondulação passa.
É bom ressaltarmos que as partículas que compõem a corda não se movimentam ao longo dela. Elas apenas se movem para cima e para baixo, desta forma dizemos que o que “caminha” através da corda é uma perturbação, que