Sócrates e Platão
A expressão “mais sábio é aquele que sabe que não sabe”, de Sócrates, é a frase que caracteriza a filosofia deste, pois quando a pessoa tem consciência de sua ignorância ela é mais sábia do que a pessoa que acredita que sabe muito porém sabe muito pouco. O homem também dizia que qualquer tipo de conhecimento vem de fora e depois penetra em sua mente.
Ele separou a história da filosofia pois os filósofos que vieram antes dele tinham interesses completamente diferente dos que ele tinha. Depois dele a cultura grega começou a florecer em Atenas e o interesse era o homem e o lugar que este ocupava na sociedade, pois os homens da época precisavam ser esclarecidos para poder participar dos processos democráticos.
Os sofistas também aparecem no texto, eles eram homens que viajavam muito e consequentemente conheciam vários estilos de governo diferentes. O mais conhecido deles foi Platão, a sua principal ideia seria “ ser o homem a medida de todas coisas”.
Sócrates é um personagem misterioso pois nada deixou escrito, todos os seus registros foram datados por Platão que era seu aluno. A principal ideia de Sócrates é o ensinamento por meio de questionamentos e diálogos, fazendo a pessoa buscar a resposta.
Ele não se considerava um sofista pois não vendia seus conhecimentos, de acordo com ele, o verdadeiro filósofo reconhecia o quão pouco sabia e o quão pequeno ele é, dizia também que “Quem sabe o que é bom fará o bem” e que a felicidade nunca seria alcançada se a pessoas tivesse de contrarias suas convicções.
Entre os pensamentos de Platão, um dos mais célebres seria o do Estado que funciona como um ser humano com saúde, equilíbrio e funcionalidade. Atualmente esse estado seria tratado como um estado totalitário. De acordo com Platão a mulher é tão apta quanto o homem para governar um Estado, foi um dos primeiros filósofos a defender escolas mais exigentes e se baseava no racionalismo predominantemente.