Ensaio acadêmico sobre a institucionalização da educação infantil no Brasil.
Centro de Educação – CED Curso de Pedagogia
Disciplina: Ludicidade e Educação
Atividade: Ensaio acadêmico sobre a institucionalização da educação infantil no Brasil.
Fortaleza-Ceará
2014.1
O presente ensaio tem como objetivo fazer um levantamento histórico sobre a institucionalização da educação infantil no Brasil. O histórico a seguir tem como objetivo fazer o levantamento dos principais marcos fundadores das pré-escolas e creches e das constituições voltadas as crianças. Este é um assunto que me chama bastante atenção, pois defendo ser importante conhecer a historia por trás de tudo que esta relacionada à educação da criança; entendendo tais fatos, pode-se modificar e evitar cometer erros passados.
Começando na Brasil colônia as crianças não se misturavam aos adultos, não havia uma breve distinção do que era ser criança e do que era ser adulto, com a chegada dos jesuítas e com a sua preocupação em cristianizar os índios, pois para eles os nativos não tinham religião, que aqui estavam, perceberam que era muito difícil cristianizar os índios adultos, então se voltaram para as crianças índias. A partir então as crianças passaram a ter uma atenção diferenciada dos adultos, o objetivo tira-las do paganismo e assim alcançar os adultos. De acordo com as ideias dos Jesuítas, era mais fácil alcançar os adultos através da criança. Com os negros não foi muito diferente, com a vinda dos mesmos para o Brasil para trabalhar braçalmente as crianças filhas de escravos eram consideradas inúteis, pois não tinham força o suficiente para que exercessem funções braçais; aos 12 anos as meninas e aos 14 os meninos entrevam no mundo do trabalho como aprendizes.
Em 1521 cria-se a roda dos expostos, instituição pública que tem como caráter cuidar das crianças abandonas, seu funcionamento era assim: colocava-se a