SÓCRATES E OS SOFISTAS
07. Caracterize o contexto do surgimento da sofística.
R= O que os caracteriza o surgimento da sofistica é muito mais uma prática ou uma atitude comuns do que uma doutrina única. “Há, portanto uma ideia, um ensinamento, uma formação pela qual os sofistas foram responsáveis, consistindo basicamente numa determinada forma de preparação do cidadão para a participação na vida política”.
08. Qual a contribuição dada pelos sofistas ao desenvolvimento do pensamento e da cultura gregos?
R= Os sofistas contribuíram no desenvolvimento dos estudos da linguagem na tradição cultural grega. Seu interesse pela elaboração do discurso correto e eficaz levou a investigar a língua grega e a iniciar seu estudo sistemático, examinando o significado e a origem das palavras. Podendo dizer que o interesse pela retórica e pela oratória motivou o desenvolvimento dos estudos de poética e gramática.
09. Como podemos situar Sócrates nesse mesmo contexto do séc. a.C em oposição aos sofistas?
R= Para Sócrates o ensinamento sofístico limita-se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer daquilo que diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento. Os sofistas não ensinavam o caminho para o conhecimento, para a verdade única, mas para obtenção de uma verdade em que todos aceitam e fazia com que todos acreditassem. já o método socrático, a discussão parte da necessidade de se entender algo melhor e a possibilidade de aperfeiçoa-lo através da reflexão, na tentativa de se encontrar uma definição, ou seja, partindo de um entendimento já existente, ir além dele em busca de algo mais perfeito e completo.
10. Qual o sentido do método de análise conceitual socrático?
R= Procurar aprimorar o conceito que se tem referente a determinado assunto partindo de um ponto já existente e aperfeiçoa-lo indo em busca de algo mais completo.
11. O que significa a maiêutica socrática?
R= Maiêutica é sinônimo de obstetrícia, parte da medicina que